Google
Pesquisa personalizada
Política de Privacidade   Visitantes: 420959
< Todos nós somos iluminados pela Sagrada Escritura >

 

orientações de como agir durante as funções litúrgicas, no entanto é hoje comum qualificar-se litúrgica uma cerimônia que se executa segundo as rubricas ou chamar-se litúrgico um altar, paramento, etc. que esteja confeccionado segundo as prescrições litúrgicas. Talvez fosse mais exato chamá-los rituais ou rubricais, reservando o nome litúrgico o culto prestado oficialmente pela Igreja a Deus.

Ano Litúrgico, é também chamado Ano Eclesiástico – é o ciclo das festas e tempos sacros que anualmente se repetem comemorando primariamente a vida e obras de Nosso Senhor Jesus Cristo e secundariamente a dos santos. No ciclo chamado temporal os mistérios de Cristo são apresentados aos fiéis para meditação e imitação. A Igreja, como diz Pio XII, na Mediator Dei, “se empenha em que todos os fiéis tomem parte neles (mistérios de Cristo) de tal forma que a Divina Cabeça do Corpo Místico, viva em todos os membros com a plenitude de sua santidade”. Essas festas não são uma série de simples aniversários históricos, mas ocasiões especiais de graça. “Portanto, o Ano Litúrgico... não é uma representação fria e morta de acontecimentos do passado ou mero registro de idade anterior. Mas é antes o próprio Cristo que está ainda vivo em sua Igreja em que continua aquela jornada de graças infindas que amorosamente iniciou em sua vida mortal quando começou a fazer o bem”.

O ciclo santoral é a série de festas de santos, acrescentadas aos mistérios de Cristo. “Ainda que estas festas sejam de ordem inferior e subordinada, a Igreja sempre se tem empenhado em colocar diante dos fiéis exemplos de santidade”. Pois o esplendor de Jesus Cristo brilha ainda nas virtudes dos santos, que também nos são dados como intercessores junto a Deus para nossa utilidade.

A Missa diária e o Ofício Divino são as principais celebrações de cada dia do Ano Litúrgico, nos quais o mistério ou o santo que está sendo celebrado nos é apresentado.

 

1) - o ciclo do Natal que começa no 1° Domingo do Advento e termina no Sábado da Septuagésima, abrangendo Advento, Natal e Epífania;

 

anterior < > próxima
Í N D I C E