Política de Privacidade | Visitantes: 485197 |
A partir do nosso batismo, nós adquirimos o direito de encontrar-nos com Deus, como nosso Pai, comunicar-nos, escutar sua Palavra e expressar-lhe nossos sentimentos. Pelo sacramento do batismo, nós nos aproximamos de Deus Pai e rendemos-lhe culto filial de louvor e ação de graças.
A manifestação libertadora de Deus na liturgia, exige uma resposta de aceitação da parte de todo batizado. Além do mais, o batismo, tornando-nos fiéis partícipes do sacerdócio de Jesus Cristo, nos dá o direito e o dever de participarmos na vida da Igreja e de sua liturgia. Assim sendo, o batizado é um participante ativo e não “um frio espectador”, nas celebrações litúrgicas.
LITURGIA é o culto publico e oficial, pelo qual a Igreja Católica faz atuar do nascer ao por do sol em todo mundo, o Sacerdócio de Cristo e seu mistério de redenção, por meio de palavras, ritos, atos e sinais sensíveis, mediante os quais a comunidade é misericordiosamente santificada!
Podemos dizer também que é o culto público oferecido a Deus pela Igreja e que pode consistir de adoração, louvor, sacrifício, ação de graças, petição de graças, ou ainda qualquer outra forma de culto que seja oferecido a Deus pela Igreja. As principais ações litúrgicas são a Missa, os sacramentos, os sacramentais e o Ofício Divino. Na Igreja Oriental, a palavra liturgia é reservada para designar exclusivamente o ato mais importante do culto, a Missa. Assim, fala-se na Igreja Oriental da Liturgia de São João Crisóstomo, para significar a Missa composta por esse santo. O fim primário da Liturgia é honrar a Deus: louvor, adoração, ação de graças etc; e o secundário, a santificação dos seres humanos criados por Deus. Não podemos confundir liturgia com rubricas. Estas são apenas as normas ou
E-mail: portal.do.jose.orquiza@gmail.com |