Google
Pesquisa personalizada
Política de Privacidade   Visitantes: 380223

Oração do Rosário

 

        Com a convivência do Grupo da Obra das Famílias e com os ensinamentos da Irmã, nós aprendemos a rezar.

        E ficamos sabendo que a ORAÇÃO DO ROSÁRIO é, depois da Sagrada Liturgia Eucarística, a que mais nos une com Deus pela riqueza das orações de que se compõe, todas elas vindas do céu, ditadas pelo Pai, pelo Filho e pelo Espírito Santo.

  • O Glória que rezamos em todos os mistérios, foi ditada pelo Pai aos anjos, quando os enviou a cantá-la junto do seu Verbo recém nascido, é um hino de louvor à TRINDADE. ("Glória a Deus nas alturas e paz na terra, aos homens de boa vontade".)

  • O Pai Nosso foi-nos ditado pelo Filho, e é uma oração dirigida ao Pai.

  • A Ave-Maria é toda ela impregnada de sentido trinitário e eucarístico: as primeiras palavras foram ditadas pelo Pai ao anjo, quando o enviou a anunciar o mistério da encarnação do Verbo; "Ave Maria cheia de graça, o Senhor é convosco". Sois cheia da graça porque em vós reside a fonte da mesma graça, é pela vossa união com a Santíssima Trindade que és cheia de graça.

  • Movida pelo Espírito Santo, disse Santa Izabel: "Bendita sois vós entre as mulheres e bendito é o fruto do vosso ventre, Jesus". Se sois bendita é porque é bendito o fruto do vosso ventre, Jesus.

  • A Igreja Católica também movida pelo Espírito Santo, acrescentou: "Santa Maria Mãe de Deus, rogai por nós pecadores, agora e na hora de nossa morte". Isto é também uma oração dirigida a Deus através de Maria.

  • Porque sois Mãe de Deus, rogai por nós. É oração trinitária sim, porque Maria foi o primeiro templo vivo da Santíssima Trindade: "O Espírito Santo descerá sobre ti, o Pai te cobrirá com a sua sombra, e o Filho que de ti nascer, será chamado Filho do Altíssimo." (Lc 1,35)

 

        Numa viagem que fiz de Londrina para Astorga, juntamente com o Padre Otávio Bertoluci, pelo caminho, ele me ensinou que a Ave Maria é uma oração trinitária, porque ela louva a Deus três vezes

 

Ave Maria cheia de graça o Senhor é convosco. Bendita

sois vós entre as mulheres e bendito é o fruto do vosso

Ventre, Jesus Santa Maria Mãe de Deus rogai por

nós pecadores, agora e na hora de nossa morte. Amém.

 

        Maria é o primeiro sacrário vivo, onde o Pai encerrou o seu Verbo. O seu coração imaculado é a primeira custódia que o guardou, os seus braços foram o primeiro altar e o primeiro trono sobre o qual o Filho de Deus feito homem foi adorado pelos anjos, os pastores e os sábios da terra. Maria é o primeiro sacerdote que tomou em suas mãos puras e imaculadas o Filho de Deus, o conduziu ao templo para oferecê-lo ao Pai como vítima pela salvação do mundo.

        Assim, a Oração do Terço é, depois da Sagrada Eucaristia, a que mais nos traz ao espírito os mistérios da fé, da esperança e da caridade.

        O terço é a oração dos pobres, dos ricos, dos sábios e dos ignorantes; esta oração é a que sustenta a pequenina chama da fé que ainda de todo não se apagou em muitas consciências. A simples recordação dos mistérios em cada dezena é mais um raio de luz a sustentar nas almas a chama que ainda fumega.


Próxima página >>>

Obra das Famílias - Reuniões de Grupo

Sumário