Google
Pesquisa personalizada
Política de Privacidade   Visitantes: 349867

R E L I G I Ã O

Em geral, diz-se da relação entre o homem, criatura, e Deus, seu Criador. Subjetivamente, a religião é a disposição voluntária da alma em reconhecer Deus como Ser supremo e Senhor do universo e de lhe prestar o culto que lhe é devido.

Objetivamente, é o conjunto das verdades dogmáticas e dos princípios éticos que dirigem a vida do homem para Deus. Considerada tanto objetiva como subjetivamente, a religião compreende o homem inteiro: inteligência, vontade e atos externos. Entre todos os homens, não importa qual seja seu desenvolvimento cultural, se encontra sempre uma religião, pois ela responde a uma profunda necessidade da natureza humana.

A religião fundada no conhecimento de Deus que o homem pode adquirir sem o auxílio da revelação (q.v.) chama-se religião natural (q.v.). A que se baseia na revelação divina chama-se religião sobrenatural.

O Cristianismo é uma religião sobrenatural, i.e., a relação existente entre Deus e o homem ensinado pelo Cristianismo, se baseia numa revelação divina de Deus através de Cristo. Além disso, é também sobrenatural quanto ao fim que propõe à vida humana (a visão beatífica) e aos meios para atingir esse fim (a graça e os sacramentos) que transcendem às forças e às exigências da natureza humana.

PESSOA VIRTUOSA

A religião é a virtude pela qual o homem e mulher expressam suas relações com a Divindade, através da fé e da oração. A revelação através também dos ensinamentos da Sagrada Escritura. Nós acreditamos em Jesus Cristo, que veio a este mundo e revelou ser o Filho de Deus Vivo.

RELIGIOSO OU RELIGIOSA

Homem ou mulher que professam os três votos: pobreza, castidade e obediência, e, pertencem a um Instituto Religioso: sacerdotes, Irmãos e Irmãs.

CATEQUESE INFORMATIVA
JOSÉ ORQUIZA

Voltar