Google
Pesquisa personalizada
Política de Privacidade   Visitantes: 349869

S. LUCAS – EVANGELISTA

HISTÓRIA – S. LUCAS é o autor inspirado do terceiro Evangelho. Era gentio, médico (Col 4,11. 14), discípulo e companheiro de S. Paulo em suas viagens missionárias (At 16,10; 20,6; 2 Tim 4,11; Flm 24). Nasceu em Antioquia da Síria. S. Paulo em sua segunda viagem missionária, na prisão em Cesaréia e em Roma (At 16,10; 24,23; 27,28; Col 4,14). Pelo seu modo de falar em primeira pessoa e pela referência ao 3° Evangelho, sabemos que é o autor também dos Atos dos Apóstolos (At 16,10; 1,1).

 

EVANGELHO DE SÂO LUCAS

A Boa Nova de Salvação

 

Nome pelo qual é conhecido o 3° Evangelho, por ter sido escrito por S. Lucas que embora não tenha sido testemunha ocular que narra, pode ser quase que considerado como tal, pois reuniu seu material de testemunhas oculares e com toda diligência (Lc 1,2). Além disto é autor inspirado pelo que merece toda a fé. O conteúdo dos dois primeiros capítulos vem evidentemente do testemunho de Maria Santíssima, (Lc2, 19-51).

Lucas mostrou-se notável historiador, exato e ordenado(Lc 3,15). Escreveu esse Evangelho para leitores convertidos por S. Paulo. O tema principal do Evangelho é a universalidade da redenção.Note-se ainda o lugar especial concedido ás mulheres e aos pobres nesse Evangelho e a ênfase dada à oração, pelo exemplo de Nosso Senhor e sua doutrina.

 

JOSÉ ORQUIZA – Ler, estudar e conhecer,
é um meio de aprender.

Voltar