Google
Pesquisa personalizada
Política de Privacidade   Visitantes: 365053
< Todos nós somos iluminados pela Sagrada Escritura >

 

REPETE-SE O CICLO,
RENOVA-SE A FÉ.

 

Ano A (S. Mateus) - Ano B (S. Marcos) - Ano C (S. Lucas) – Existem ocasiões especiais em que são lidos textos bíblicos do Apóstolo S. João, em todos os anos:
A – B – C.

 

Toda pessoa que participar da Santa Missa, nos 365 dias do ano, em dois anos passará pela sua frente toda a História da Salvação. E se essa mesma pessoa for à Missa só aos domingos, a História da Salvação passará por sua frente, em 3 anos.

Extraído de uma palestra feita pelo Arcebispo de Londrina, Dom Geraldo Majella Agnélo, num Encontro de Ministros auxiliares da Comunidade, que eu participei. Atualmente Dom Geraldo é Cardeal Arcebispo de Salvador – Bahia.

 

TEMPO DE ADVENTO – Período de quatro semanas que na liturgia, prepara a Festa do NATAL. Quando, entre os séculos VI e VIII, apareceu no calendário, era mais curto (8 ou 10 dias) e tinha acentuado caráter de alegria. A feição atual vem do século XI. Não é um período de luto ou penitência como a quaresma, mas de purificação e expectativa que se converte em grande alegria (7 dias antes do Natal) pela próxima vinda (adventus) do Salvador.

 

Neste primeiro Domingo do Advento, Deus nos convida à vigilância.

 

A liturgia da primeira semana do Advento está centralizada na vinda do Senhor no final dos tempos. Ele nos convida a estar em prontidão. As leituras bíblicas nos advertem com as palavras do Evangelho: “Cuidado! Ficai atentos, pois não sabeis quando chegará o momento.

 

Para melhor atender o apelo que Deus nos faz, é importante que como família, tenhamos um propósito que permita avançar no caminho à santidade, em primeiro lugar, revisando nossas                         

anterior < > próxima
Í N D I C E